O Museu de Arte Moderna e o MoMA PS1 anunciaram os cinco finalistas do Young Architects Program (YAP) 2019. O concurso foi fundado para oferecer ao talento arquitetônico emergente a oportunidade de desenhar uma instalação temporária ao ar livre no pátio PS1 para a série anual de "Warm-Up" do verão do MoMA. Os jovens arquitetos tem o desafio de desenvolver desenhos criativos que proporcionem sombra, bancos e água enquanto trabalham com pautas que abordam os problemas ambientais, como sustentabilidade e reciclagem.
Os finalistas incluem:
-
Pedro & Juana: Ana Paula Ruiz Galindo e Mecky Reuss, Cidade do México
-
Oana Stănescu & Akane Moriyama, Nova York
-
Low Design Office (LOWDO): DK Osseo-Asare, State College, Pensilvânia
-
TO: Carlos Facio e Jose G. Amozurrutia, Cidade do México
-
Matter Design: Brandon Clifford, Wes McGee e Johanna Lobdell, Boston
Aos cinco escritórios foram selecionados após um processo de nomeação que solicitou a reitores de escolas de arquitetura e editores de publicações de arquitetura que enviassem nomes de escritórios compostos por estudantes, graduados ou arquitetos estabelecidos que experimentam novas estilos ou técnicas. Para escolher um escritório de arquitetura ou estúdio para o Programa de Jovens Arquitetos, foram convocados mais de 100 profissionais dos Estados Unidos, Canadá e México e cada um nomeou um escritório.
Ano passado, "Hide & Seek" do Dream the Combine apresentou uma paisagem de elementos cinéticos e sensíveis que conectam os pátios do terreno do MoMA PS1 com as ruas do entorno.
Outros vencedores anteriores incluem Jenny Sabin Studio e sua instalação de captura de luz, "Lumen." (2017), Escobedo Soliz Studio com Weaving the Courtyard (2016), Andrés Jaque / Office for Political Innovation com COSMO (2015), The Living / David Benjamin com Hy-Fi (2014), CODA / Caroline O'Donnell com Party Wall (2013), HWKN com Wendy (2012), Interboro Parners com Holding Pattern (2011), SO-IL com Pole Dance (2010), MOS com Afterparty (2009) e Work AC com Public Farm 1 (2008).